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Infográficos estratégicos
A Dataprev conta com infográficos estratégicos que apresentam graficamente soluções desenvolvidas pela empresa e traduzem a dimensão dos dados sociais estratégicos sob sua guarda, que possibilitam o aprimoramento e a execução de políticas públicas. Os conteúdos são produzidos pela Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCO).
A plataforma social é um produto interministerial. Está sendo desenvolvida pela Dataprev para atender a uma demanda da Secretaria de Governo Digital (EGD), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), envolvendo bases de dados e ferramentas de diferentes órgãos. A habilitadora para os serviços e para envio de informações é a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento único de identificação de todos os brasileiros, conforme a Lei nº 14.534/23, que determinou o uso do CPF como chave primária do registro único no país. Confira no infográfico, publicado na Revista Resultados, como estão sendo conectadas as bases dos vários cadastros federais de diferentes órgãos.
Arte: Thiago Venturotti/CGCO
Divulgação: Novembro de 2023
Infográfico Jornada de vida do cidadão (PDF 242.55 KB)
O documento traz as principais ações do Centro de Operações de Rede ou em inglês Network Operation Center (NOC). Em formato de infográfico, o NOC, como é mais conhecido, é onde ocorre o monitoramento e sustentação dos serviços da Dataprev em seus três data centers. As equipes técnicas que atuam no NOC fazem parte da Diretoria de Gestão de Infraestrutura de TIC. O NOC trabalha na prevenção e gestão de incidentes e atua 24 horas por dia. A ferramenta monitora mais de 12 mil servidores. Em média, mais de 86% dos alertas registrados pela estrutura são resolvidos pelos especialistas do NOC. Os alertas são eventos gerados pela ferramenta de monitoração, que indica uma alteração do estado norma de uma aplicação e/ou servidor, por exemplo.
Arte: David Sá/CGCO
Divulgação: Setembro de 2023
Centro de Operações de Rede (PDF 545 87 KB)
O infográfico detalha a atuação da equipe do Centro de Operações de Segurança (em inglês: Security Operations Center – SOC) da empresa. A estrutura faz parte da Diretoria de Gestão de Infraestrutura de TIC (DGI) e trabalha no tratamento e resolução de incidentes 24 horas por dia – sete dias por semana. Em 2023, mais de 13,5 milhões de bloqueios foram realizados pelo Web Application Firewall (WAF) – umas das ferramentas utilizadas pela Dataprev para prover segurança.
Arte: David Sá/CGCO
Divulgação: Setembro de 2023
Com 10 serviços disponíveis na palma da mão do cidadão, o aplicativo Novo Cadastro Único já alcançou mais de 28 milhões de consultas e realizou 4,4 milhões de atualizações de dados cadastrais. A ferramenta digital, que já registrou 6,5 milhões de downloads, foi desenvolvida pela empresa pública de tecnologia para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Arte: David Sá/CGCO
Divulgação: Julho de 2023
Plataforma Assistencial (PDF 544 KB)
A publicação traz informações a respeito da atuação da Dataprev na área de Trabalho e Emprego. A Carteira de Trabalho Digital (CTPS – Digital), por exemplo, é uma solução tecnológica Dataprev desenvolvida para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente em 2023, o aplicativo alcançou 300 milhões de acessos. Atualmente, são 71 milhões de usuários e 30 serviços disponíveis para o trabalhador.
Arte: David Sá/CGCO
Divulgação: Junho de 2023
O infográfico apresenta os sistemas de concessão e pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais desenvolvidos para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), assim como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de direitos, como aposentadorias e salário-maternidade. Só em 2022, foram processadas 5,25 milhões de concessões. Por mês, são pagos quase 39 milhões de benefícios previdenciários (mais de 33,3 milhões) e assistenciais (cerca de 5,2 milhões).
Arte: David Sá/CGCO
Divulgação: Junho de 2023
Sistema de concessão e pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais (PDF 538 MB)