Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Autoridades da Bulgária visitam data center do Rio de Janeiro
Uma delegação de autoridades da Bulgária visitou nesta sexta-feira (18) as instalações do Data Center Rio de Janeiro. O país negocia com o Brasil um acordo multilateral de seguridade, que permita aos brasileiros que trabalham na Bulgária terem seu tempo de contribuição contabilizado para a Previdência Social, e vice-versa. Isso já acontece nos países do Mercosul, e o sistema responsável pela tramitação eletrônica das documentações é o Sistema de Acordos Internacionais (Siaci), mantido pela Dataprev.
Segundo o vice-ministro búlgaro do Trabalho e Política Social, Galab Donev, chefe da delegação visitante, a Bulgária tem cerca de 2 milhões de aposentados e 3,5 milhões de contribuintes, com uma população total de 7,5 milhões de habitantes. Segundo a gerente de conta da Dataprev para o INSS, Márcia Bezerra, estima-se que aproxidamente 3 mil brasileiros trabalhem em território búlgaro.
Donev elogiou o modelo de organização das bases de dados previdenciárias brasileiras, diferente da utilizada em seu país, onde as informações estão armazenadas em vários centros de processamento. “Ficamos muito impressionados com o que vimos. O que mais me agradou foi o fato de as bases estarem concentradas em um lugar só, com benefícios em termos de segurança e de comunicação de dados”, avaliou.
O gerente do Data Center Rio de Janeiro, Luiz Bellotti, levou os visitantes para conhecer a sala-cofre, a maior da empresa, e a estrutura de refrigeração dos chillers, entre outros ambientes. Integraram a delegação internacional a chefe da Diretoria de Leis Trabalhistas, Previdência Social e Condições do Trabalho, Kalina Petkova, do minstério; a chefe da Diretoria de Acordos Internacionais do Instituto Nacional de Seguro Social búlgaro, Maria Kasarova; e a chefe da Unidade de Metodologias de Seguros da Agência Nacional das Receitas, Katia Kashumova. Ao lado dos visitantes, participaram do circuito a representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cony Aleixo, e, pela Dataprev, também o superintendente de Relacionamento com Clientes, Hermes Dourado.