Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Auxílio Reconstrução: tecnologia para garantir agilidade e segurança
Quando as enchentes de maio de 2024 atingiram o Rio Grande do Sul, o Governo Federal respondeu rapidamente com a criação do Auxílio Reconstrução, benefício emergencial de R$ 5.100 em parcela única. A Dataprev teve papel decisivo na operação, com soluções tecnológicas voltadas à elegibilidade e ao cruzamento de dados.
Em menos de uma semana, a Dataprev desenvolveu o sistema de apoio à gestão do benefício, garantindo o cadastro de ruas e famílias pelas prefeituras, com validação georreferenciada. A iniciativa foi realizada em parceria com órgãos como a Casa Civil, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Também participaram da ação o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que forneceram imagens de satélite e apoio técnico para o mapeamento das áreas afetadas.
Foram consolidadas 29 bases de dados, integradas a mapas de alagamento, com uso de inteligência artificial para validações automáticas. Dashboards e relatórios foram gerados em até 48 horas, acelerando os pagamentos.
O sistema foi desenhado com foco na experiência do usuário, com interfaces familiares para as prefeituras. O case foi apresentado em eventos nacionais e internacionais, reforçando o protagonismo da Dataprev na inovação e na entrega de soluções públicas digitais.
Com essa iniciativa, a Dataprev reafirma seu papel estratégico no enfrentamento de crises, promovendo proteção social com segurança, agilidade e inteligência de dados.