Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Cadastro Único é tema de reunião entre MDS e Dataprev
Integração de dados com CNIS permite qualificação de dados do principal instrumento para inclusão de famílias de baixa renda em programas federais
O Cadastro Único foi tema de reunião realizada entre o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na última terça-feira (15), em Brasília.
“A Dataprev é o coração e a inteligência da Previdência Social e temos uma integração necessária dessa base de dados com o Cadastro Único do MDS, uma política pública que envolve 40 mil operadores e milhares de equipamentos sociais”, destacou Wellington Dias.
O titular do MDS avaliou que é possível obter novas formas de conduzir o trabalho das políticas pública ao buscar soluções que previnem fraudes cibernéticas, protegem o acesso a dados pessoais, aprimoram a rastreabilidade das operações, aperfeiçoam a coleta de dados biométricos, evitam o desmembramento artificial de famílias.
Wellington Dias ressaltou ainda que o papel da Dataprev é garantir mais segurança e velocidade de integração de dados, com o máximo de eficiência. “Um cadastro eficiente significa tornar acessível, não só o Bolsa Família, mas também um conjunto de mais de 30 benefícios para quem mais precisa”, finalizou.
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, por sua vez, abordou as melhorias nas bases de dados, que continuam evoluindo a cada dia. “Adquirimos a capacidade de aplicar a inteligência artificial. Estamos em uma posição muito boa para dar um salto na qualidade das análises”, argumentou. “Teremos dados e análises em um tempo muito menor”, concluiu.
Plataforma Assistencial
A Dataprev tem executado a modernização do Portal do Cadastro Único, de acordo com definições do MDS, desde 2022. O portal conta com oito funcionalidades e tem o objetivo de apoiar a gestão, com visão integrada das famílias cadastradas.
Pelo aplicativo, por sua vez, cidadãs e cidadãos contam com nove serviços. De março de 2022 a junho de 2024, já foram realizados 14,5 downloads e 83 milhões de consultas ao cadastro, além de cinco milhões de atualizações cadastrais.
Já a integração com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), mantido pela Dataprev, permite a melhoria na qualificação dos dados do Cadastro Único.
Para saber mais, acesse o infográfico sobre a Plataforma Assistencial.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
** Fotos: Roberta Aline/MDS