Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 25/01/2024 - 17:06

Desenvolvida pela Dataprev, a ferramenta digital facilita o acesso do cidadão ao seu histórico profissional, contratos de trabalho e direitos trabalhistas

 

arte com imagens de dois celulares com interface da  Carteira de Trabalho DigitalA Carteira de Trabalho (CTPS) Digital registrou mais de 685,2 milhões de acessos em 2023. A plataforma desenvolvida pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego modernizou o acesso às informações da vida laboral do trabalhador com redução de custos e burocracia. Ao todo, são 30 serviços disponíveis que garantem o acesso aos direitos trabalhistas, como o Seguro-desemprego e o Abono Salarial. A ferramenta digital já acumula mais de 1,8 bilhão de acessos desde o seu lançamento, em 2019.

O aplicativo possui 99 milhões de downloads e uma média de 57 milhões de acessos por mês, de acordo com os dados coletados até dezembro de 2023. O sistema reúne todas as informações da carteira física e pode ser gerada apenas com o CPF. Com o documento disponível on-line, o cidadão pode acessar suas informações a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Dentre os benefícios da CTPS Digital está a agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, o que possibilita ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas. Além de verificar contratos e anotações de trabalho, a plataforma também facilita processos de contratação, já que os dados do trabalhador podem ser verificados de forma mais rápida.

Saiba como acessar

Para acessar a CTPS Digital, o cidadão pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual de dispositivos IOS e Android ou acessar pelo site https://www.gov.br/ptbr/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho.

Para os cidadãos que ainda não possuem cadastro no Gov.BR, é necessário realizar o processo de registro. Para aqueles que já estão cadastrados, basta acessar a plataforma utilizando as informações de login e senha.