Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 06/09/2023 - 10:41

Solução Dataprev foi vencedora na categoria Empresas Estatais. Desenvolvido pela Dataprev, aplicativo já soma mais de 1 bilhão de acessos 

Foto de cinco homens vestidos em trajes formais. Os três ao centro seguram os prêmios recebidos no evento. A Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), aplicativo desenvolvido pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi a vencedora na categoria Empresas Estatais do Prêmio IBGP 10 anos. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), a premiação reconhece as iniciativas inovadoras do serviço público que atuam na melhoria do atendimento ao cidadão. O anúncio foi feito durante o 1º Congresso IBGP de Inovação Pública, nesta quarta-feira (2), em Brasília (DF).  

A CTPS Digital permite que o cidadão acesse as informações da carteira física de maneira eletrônica. Além dos dados de identificação civil, os vínculos, remunerações e contribuições estão disponíveis para consulta. “A maior inovação proporcionada pela Carteira de Trabalho Digital foi trazer os dados e serviços trabalhistas atualizados nas mãos do cidadão brasileiro, bastando um celular, tablet ou computador para acessar o documento”, afirmou o diretor de Produtos e Soluções da Dataprev, Flávio Sampaio, durante recebimento do prêmio. 

Ao longo de sua evolução, foram implementados serviços que agregaram valor ao documento digital, entre os quais estão a emissão do Seguro-Desemprego e consulta ao Abono Salarial. Segundo Flávio Sampaio, a inovação centrada na experiência do usuário é peça-chave para entregar melhorias na aplicação.  

A solução da Dataprev concorreu com o Sistema de Controle de Depósitos Judiciais – SisconDF (Banco do Brasil) e a Carteira de Identificação do Autista Digital (MTI/SETASC), classificados em segundo e terceiro lugar na categoria, respectivamente. A premiação levou em consideração os seguintes critérios: benefício para o cidadão, características inovadoras, maturidade do projeto, facilidade de replicação em outros órgãos e custos de desenvolvimento.  

A CTPS Digital soma mais de 1 bilhão de acessos desde 2019. Atualmente, mais de 71 milhões de usuários utilizam o documento com mais de 30 serviços disponíveis na palma da mão. Foto do Prêmio IBGP 10 Anos - Inovação no Setor Público com foco no Cidadão

  

O evento 

Em comemoração aos 10 Anos de sua fundação, o IBGP selecionou os 15 projetos mais inovadores para o Prêmio IBGP 10 Anos, apresentado no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com Foco no Cidadão. A iniciativa visa divulgar projetos e incentivar o desenvolvimento de princípios governamentais que melhorem a eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos brasileiros.