Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Clube do Poire Digital da Dataprev recebe sherpa do G20
Publicado em:
seg, 24/06/2024 - 17:10
Atualizado em:
ter, 02/07/2024 - 13:34
Embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do MRE, é a liderança brasileira na condução dos trabalhos até a cúpula principal, em novembro

No G20, são chamados de sherpas os líderes de cada país, que encaminham as discussões e os acordos até a cúpula final com chefes de Estado e de governo. O nome faz referência a uma etnia da região montanhosa do Nepal, os sherpas, que, com sua grande habilidade e conhecimento do terreno, guiam os montanhistas que pretendem subir ao cume do Monte Everest.
Da reunião do Clube do Poire Digital, participaram, ainda, pelo MRE, a chefe de Comércio de Serviços e E-commerce, Carolina Hippolito von der Weid, e o assessor da Secretaria de Assuntos Econômicos e Financeiros, Lucas Frota Verri Pinheiro. Também estiveram presentes integrantes regulares dos encontros: o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção; a assessora especial da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Miriam Chaves; a secretária executiva do MGI, Cristina Mori; o secretário extraordinário para Transformação do Estado (SETE/MGI), Francisco Gaetani; e o diretor de Programa da mesma secretaria, Guilherme Almeida (SETE/MGI); a 1ª secretária da carreira de diplomata do MRE, recém empossada como diretora de Programa na Secretaria Executiva do MGI, Livia Sobota; e o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Carlos Affonso de Souza.
Dentro do G20, os debates sobre tecnologias digitais e suas implicações têm se concentrado no Grupo de Trabalho de Economia Digital, do qual participa a Dataprev como representante do MGI, e em outros encontros transversais de instituições envolvidas com o tema. Considerando que um terço da população global – cerca de 2,9 bilhões de pessoas – permanece sem acesso às ferramentas e aos serviços básicos que sustentam a transformação digital, o Brasil propõe quatro tópicos prioritários para a agenda do GT em 2024, cujo ponto em comum é a questão premente da inclusão digital. São eles: conectividade significativa, ou seja, com qualidade para assegurar uma experiência de uso produtiva e a preço acessível; governo digital, cuja abordagem conta com o apoio da OCDE e do Banco Mundial, com ênfase nos componentes da identificação digital e do compartilhamento de dados, dimensões essenciais para se promover um ambiente de negócios próspero e estimular o engajamento relevante da sociedade; integridade da informação, que trata, em conjunto com a Unesco, da informação ‘online’ e do papel das plataformas digitais; e Inteligência Artificial, pauta que vem sendo tocada também com a Unesco, em que o Brasil pretende propor o uso IA com o objetivo de melhorar as condições de vida de diferentes grupos sociais, e formas de garantir que os conjuntos de dados para treinar sistemas sejam representativos e fiéis à diversidade linguística, cultural, racial e de contextos geográficos particulares e locais.
O "Grupo dos Vinte" reúne os países com as maiores economias do mundo: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O Brasil assumiu a presidência rotativa do G20 em 2024, sucedendo a Índia, cuja liderança deu grande destaque ao conceito de Infraestrutura Pública Digital. Além do GT de Economia Digital, há os de agricultura; anticorrupção; comércio e investimentos; cultura; desenvolvimento; educação; empoderamento de mulheres; pesquisa e inovação; sustentabilidade ambiental e climática; trabalho; transições energéticas; redução do risco de desastres; turismo e saúde.
Em novembro, acontece a Cúpula Social, nos dias 15 a 17, antes da Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 do mesmo mês, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. É a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a Presidência rotativa do grupo, quando chefes de Estado e de governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.
Sobre o Clube do Poire Digital
O Clube do Poire Digital foi criado pela Dataprev em 2023, para debater temas inovadores e estratégicos com especialistas de alto nível em diferentes áreas da produção de conhecimento sobre tecnologias digitais e políticas públicas.