Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 07/11/2023 - 18:31

Especialistas discutiram o tema em painel do Hacktudo, patrocinado pela Dataprev. Ana Cláudia Vasconcelos representou a empresa e abordou benefícios para o cidadão

Em cadeiras no palco, Ana Cláudia Vasconcelos e a mediadora Clarissa Leal conversamO uso da inteligência artificial no trabalho e fora dele foi o tema de um dos painéis da conferência promovida nesta quinta-feira (26) pelo festival de cultura digital Hacktudo, um dos projetos patrocinados pela Dataprev em 2023 pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura carioca. Um time de mulheres especialistas subiu ao palco para dividir suas experiências com o uso de novas ferramentas. Pela Dataprev, Ana Cláudia Vasconcelos, gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial da empresa, explicou como a tecnologia pode ser aplicada para detectar o quanto antes a ausência de documentos obrigatórios e dados para solicitações de benefícios, por exemplo, reduzindo o tempo de espera do cidadão. Por outro lado, a interação com os usuários dos serviços desenvolvidos continua sendo fundamental, por meio de técnicas de UX, do inglês User Experience, ou Experiência do Usuário.

“A interação com as pessoas é muito importante. Quando vamos modernizar algum processo, ou aprimorar algum sistema, buscamos promover oficinas de UX, além de levar os times para dentro das agências da Previdência Social ou para um posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego), onde os usuários dos serviços são entrevistados. Já viajamos por três dias pelas agências do Sine em Pernambuco para entender a dor do cidadão”, explicou.

Também participaram do painel “Eu e o robô: como aproveitar agora o mar de tecnologias inteligentes (no trabalho e fora dele)” a mediadora Clarissa Leal de Assumpção Azambuja, da Afya; além de Sabrina Zaremba, do LinkedIn, e Ana Carolina Caliópio, da Globo. Elas debateram a presença de mulheres na tecnologia, os benefícios da transformação digital e a importância de não abrir mão da interação pessoal.

“Sem dúvida a interação com as pessoas é o que temos de mais rico. As melhores ideias surgem nas conversas, na troca entre as pessoas”, ressaltou Ana Carolina.

Participantes reunidas no palco da conferência, com plateia assistindo“Os negócios nascem dos relacionamentos que você constrói. Isso não é substituível”, completou Sabrina.

A programação do festival de cultura digital Hacktudo teve início em 13 de outubro e incluiu uma maratona on-line de desenvolvimento de soluções criativas em que as analistas de TI da Dataprev Danuza Ferreira e Livia Vasconcelos, especialistas em UX, participaram como mentoras.

O festival segue até dia 29 de outubro e conta com palestras, oficinas interativas e exposições, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Patrocínios via Lei do ISS

A Dataprev patrocina em 2023 oito projetos no Rio pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura carioca, com recursos repassados por meio do Imposto Sobre Serviços (ISS).

A empresa é um contribuinte incentivador desde 2017. Considerados aderentes a política de patrocínios da Dataprev, os projetos foram selecionados pelo Comitê de Patrocínios e levaram em consideração, também, a missão, visão e valores da empresa.