Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 05/09/2023 - 15:07

Novidade evita o deslocamento do trabalhador até um posto de atendimento para corrigir seus dados e receber o benefício 

Foto de uma mulher negra e careca mexendo em um celular

Uma nova versão do sistema operacional do Seguro-Desemprego foi disponibilizada pela Dataprev na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Com o objetivo de facilitar a rotina do trabalhador, a atualização permite a alteração ou exclusão dos dados bancários por meio do aplicativo desenvolvido pela empresa para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Antes, no caso de algum dado ter sido informado errado pelo cidadão, era necessário o deslocamento do usuário até um posto de atendimento para corrigir as informações. Com a nova versão, essa mudança pode ser realizada pela CTPS Digital ou pelo portal Gov.br. Desta forma, o processo para que o cidadão receba o Seguro-Desemprego é agilizado, evitando fila e deslocamento. 

Como emitir sua CTPS Digital? 

A CTPS Digital substitui o documento em papel desde setembro de 2019. Com o aplicativo, o trabalhador tem acesso ao seu histórico trabalhista sem sair de casa.  

Para emiti-la, basta baixar o aplicativo gratuitamente na loja virtual do seu smartphone (Apple ou Google), ou acessar endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho.

Instalado o aplicativo, o login para fazer uso do documento é o mesmo do Portal Gov.br (CPF e senha criada previamente pelo cidadão).