Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 06/09/2024 - 08:05

Evento teve a presença da ministra Esther Dweck, do MGI, do presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, e de representantes de 34 estatais

Dataprev assina o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas públicasA Dataprev assinou, nesta quarta-feira (4), o  Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (Pacto DEI) que estabelece mecanismos de cooperação para o aprimoramento de políticas públicas e estratégias que promovam a diversidade nas estatais. O evento contou com a presença do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e representantes de outras 34 estatais. A cerimônia foi realizada no auditório da Petrobras, em Brasília. 

 

Com a assinatura do Pacto, espera-se o compartilhamento de boas práticas e maior agilidade na implementação de medidas para promover diversidade, equidade e inclusão nas empresas. Para a ministra Esther Dweck, do MGI, a assinatura do pacto entre as estatais deve alavancar o compartilhamento de estratégias que promovam políticas públicas relacionadas ao tema entre as empresas. “As estatais geram mais de 400 mil empregos diretos e certamente são uma força indutora de boas práticas no mercado. E esse pacto está totalmente alinhado à missão do MGI de construir um Estado realmente inclusivo”, avaliou.

Na avaliação de Assumpção, o grande desafio está em transformar o debate que permeia a temática da diversidade, equidade e inclusão, em ações concretas que façam sentido nas empresas, sem deixar de lado o coletivo. "Trilhar o mar gigantesco desse tema complexo, e em evolução, em coisas concretas, que façam sentido para a Dataprev, não é um desafio fácil. Não podemos esquecer da dimensão coletiva e incluir efetivamente o outro na sua dimensão social.”  

O lançamento do pacto também contou com presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, da ministra da Igualdade Racial (MIR), Anielle Franco, da ministra dos Povos Indígenas do Brasil (MPI), Sonia Guajajara, do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, de presidentes e representantes das estatais federais, entre outras autoridades. 

 

Algumas iniciativas da Dataprev para diversidade, equidade e inclusão  

A Dataprev já possui várias iniciativas voltadas para a equidade. Além da reserva de vagas para pessoas negras, conta com o programa Inclua+ que abrange uma Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, com representatividade de gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência; Programa Jovem Aprendiz, com equidade de gênero; Programas de Desenvolvimento de Lideranças Femininas; licença maternidade e paternidade estendidas; horário especial para amamentação; ações educativas que visam a combater o assédio sexual e moral e a violência no ambiente de trabalho; contratos de prestação de serviços com pessoas com deficiência; calendário da diversidade, com datas destinadas a ações de letramento dos empregados e empregadas sobre gênero e raça, entre outros temas.