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Atualizado em: 
seg, 30/06/2025 - 17:57

A promoção do acesso aos dados e a oferta de serviços digitais são ações destacadas durante debates no evento Tech Gov Fórum Brasil

A Dataprev participou de debates sobre os desafios do governo digital nesta terça-feira, 24, na 2ª edição do Tech Gov Fórum Brasil, evento que reúne entes públicos e colaboradores da iniciativa privada que atuam com soluções para a transformação digital do Estado. O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, destacou o papel da empresa na construção e consolidação da Infraestrutura Nacional de Dados (IND). 

“Nos últimos anos, a Dataprev está focando na camada de dados. A estruturação, a montagem, a consolidação e a governança disso que a gente chama de Infraestrutura Nacional de Dados é a grande tarefa do Estado nesse momento”, destacou Assumpção. 

Alinhada à política pública promovida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a IND é o projeto que integra bases públicas para subsidiar serviços digitais à população, possibilitando a plena interoperabilidade entre os sistemas e acelerando o acesso a direitos. 

Entre as ações destacadas por Assumpção está a atualização dos sistemas da empresa para a computação em nuvem. Está previsto para dezembro deste ano o desligamento do último mainframe da Dataprev. “Com isso, conseguiremos sair da tecnologia tradicional, de servidores, para tecnologia de nuvens, onde teremos novos desafios, novos processos e obviamente novas soluções”. 

O processo ocorre em etapas desde o início dos anos 2000, mas passou por impasses principalmente nos últimos anos, com a pandemia e a descontinuidade de planejamentos estratégicos nas mudanças de gestão. No início deste ano, ao discorrer sobre um panorama do projeto, o presidente da Dataprev apontou que esta última operação envolve 800 processos, dados de 40 milhões de CPFs e 44 milhões de benefícios, processados e enviados a 21 bancos pagadores. 

A migração total dos sistemas também tornará a infraestrutura mais preparada para o uso de IA. “Estamos colocando muita capacidade de inteligência artificial à disposição do governo. Tem uma quantidade muito interessante de ideias e projetos nascendo”, ressaltou Assumpção. 

Serviço digital no core 

O Crédito do Trabalhador é um dos exemplos de como os dados podem ser convertidos em serviço à população. No mês de lançamento, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), gerido pela Dataprev, alcançou a marca de 130 a 140 milhões de acessos, a partir das certificações e identificações digitais. Alan Santos, diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, usa esse número para exemplificar a importância de aprimorar cada vez mais a estrutura nacional de identificação. 

“O projeto da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por exemplo, é uma oportunidade que a gente não tem o direito de perder. É a oportunidade de ter uma plataforma para o governo inteiro consumir, evitando retrabalho e burocracias”, destacou. 

A CIN integra dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação, com redução de fraudes e custos para a sociedade. A iniciativa faz parte da construção da IND e vem sendo acompanhada pelo MGI