Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev Explica – API: para facilitar a criação de aplicativos
Objetivo é esclarecer e traduzir termos, tecnologias ou temas relevantes da TI e da transformação digital
Nesta semana, o Dataprev Explica traz o tema API: para facilitar a criação de aplicativos. As Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) padronizam e simplificam a implementação de recursos de um software em outros programas, e podem apoiar processos de transformação digital. O objetivo do Dataprev Explica é esclarecer e traduzir termos, tecnologias ou temas relevantes da TI e da transformação digital.
API é a sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. Trata-se de um conjunto de funções implementadas em um software, organizadas e codificadas de uma forma que permite a outros programas utilizá-las total ou parcialmente, simplificando o trabalho de desenvolvimento. Ou seja, é um empacotamento de recursos de um software, para que outros possam incorporá-los a seus aspectos específicos.
A API funciona como uma ponte entre diferentes aplicativos, plataformas ou sistemas, e estabelece regras e protocolos para que interajam de maneira padronizada. Dessa forma, um sistema consegue solicitar informações ou executar ações em outro sistema. As APIs estabelecem tipos de dados, comandos e sintaxe aceitos para facilitar uma troca padronizada de informações.
No ano passado, o Governo Federal lançou a API do Cadastro Único, na Plataforma Conecta GOV.BR. Essa interface possibilita uma integração entre o CadÚnico e diferentes sistemas governamentais para agilizar o atendimento ao cidadão. O desenvolvimento foi feito pela Dataprev, em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O Conecta GOV.BR promove a interoperabilidade e integração de dados entre diferentes órgãos públicos. Por meio da plataforma, 977 serviços públicos já trabalham com obtenção automática de informação.
Outros exemplos do catálogo de APIs da esfera pública são a Validação Biométrica Digital e Facial, que confere informações na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o serviço web do Cartão Nacional de Saúde, que utiliza a base de dados do Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS), para integração entre Sistemas de Informação em Saúde estaduais, municipais, Agência Nacional de Saúde (ANS) e operadoras de planos de saúde.
A tendência de construção de plataformas de serviços, que interconecta bases de dados e aplicações de diferentes fontes, serve-se bastante das APIs, que também são uma maneira de disseminar ferramentas de automação e de digitalização, dentro da proposta da Estratégia Nacional de Governo Digital.
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/conecta-gov.br