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Atualizado em: 
sex, 01/11/2024 - 12:10

UX é o conceito que enfatiza aspectos práticos e subjetivos para entregar soluções mais intuitivas, eficientes e atrativas para o público. A Dataprev conta com um grupo totalmente dedicado à difusão dos seus princípios.

Dizeres Dataprev Explica - Experiência do Usuário (UX) com imagem de mãos colocando post-itUser Experience (UX) ou Experiência do Usuário é uma estratégia que enfatiza a busca por uma interação confortável, acessível e fácil do usuário com um produto ou serviço, tanto digital quanto físico. Essa abordagem observa aspectos práticos e subjetivos para entregar soluções mais agradáveis, intuitivas, eficientes e atrativas para o público. 
 
O Nielsen Norman Group, especializado em UX, define dois pré-requisitos para um produto oferecer uma boa experiência do usuário. O primeiro é contemplar as necessidades dos usuários sem barreiras; o segundo é a simplicidade e a elegância que devem resultar em produtos capazes de transmitir satisfação de possuir e usar. 

O UX ganhou muito destaque com a transformação digital, com o avanço de soluções digitais em praticamente todos os campos de atividade humana. Diversas empresas que produzem soluções digitais, como a Dataprev, aplicam a estratégia na confecção de seus produtos, para garantir que sejam mais intuitivos e de fácil operação para as pessoas.  

A Dataprev possui uma Central de UX, que atua em ações estruturantes para incorporar princípios e atividades voltadas à UX no processo de desenvolvimento de software. Conta com 24 integrantes e é coordenada pela Diretoria de Produtos e Soluções (DPS).  A central pode ser acionada pelos times de produtos da empresa, para prestar auxílio, consultoria e promover oficinas.

O grupo inclui representantes de algumas soluções importantes, como o  CadÚnico, principal cadastro dos programas de assistência social, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Meu INSS, portal das informações e aplicações da seguridade digital, e a CTPS digital, Carteira de Trabalho Digital.

Para fomentar o campo da experiência do usuário, a central construiu uma Comunidade de UX que reúne cerca de 220 empregados e empregadas de diferentes departamentos.  Esse grupo participa de encontro periódicos, em que são discutidos temas como acessibilidade e o monitoramento de usuários e comentários em lojas de aplicativos. 

Atualmente, a Central de UX está promovendo oficinas com as equipes que desenvolvem o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e o novo aplicativo do Seguro-Desemprego. Esses encontros envolvem, entre outras atividades, a condução de pesquisas de usuário para embasar as discussões. 

A Dataprev também realiza dois eventos regulares sobre o tema. O ConectaUX é interno, voltado para a Comunidade de UX interna, com palestrantes são da própria empresa. Já o UX na Prática é transmitido pelo Youtube e conta com convidados externos. 

Áreas de UX 
Existem diversas áreas dentro do campo de UX: 
 
  • UX Research: sua prioridade é planejar e conduzir pesquisas com os usuários para compreender seus comportamentos, necessidades e problemas. 
  • UX Developer: dedica-se ao desenvolvimento de ferramentas e soluções que proporcionem uma melhor experiência ao usuário. A Dataprev tem atuado, por exemplo, na evolução dos painéis de Business Intelligence (BI), a partir do UX, inclusive com a aplicação de IA em recursos do Meu INSS.
  • UX Writing: especializa-se em criar textos que aprimorem a interação do usuário, melhorando a comunicação e a clareza nas soluções oferecidas. Nessa área, 24 empregados e empregadas da Dataprev, de diferentes setores, estão realizando um curso de linguagem simples, técnica de comunicação que busca facilitar o entendimento de informações.
  • Product Design: envolve a criação do design visual de produtos, como software, aplicativos e outras plataformas digitais. 
  • UX Strategy: conecta a experiência do usuário com os objetivos e a estratégia da empresa. 
  • Usability Analyst: analisa a usabilidade e a viabilidade das soluções propostas para garantir uma experiência intuitiva. 
  • Information Architect: organiza e estrutura as informações apresentadas aos usuários para facilitar a navegação e a interação com as plataformas. 
UX e UI 
Um termo semelhante que pode ser confundindo com UX é User Interface (UI) ou Interface do Usuário. A UI está relacionado à interface visual propriamente dita, com a qual o usuário interage (botões, cores, layout). Ou seja, tudo que está visível para o usuário.  

O UX se concentra na experiência geral do usuário ao utilizar o produto, abrangendo suas emoções e percepções ao longo de toda a jornada de interação. Dessa forma, UI e UX são diferentes, mas complementares e importantes para a estratégia de design de um produto. 


Sobre o Dataprev Explica - O Dataprev Explica começou a ser publicado em março deste ano. O objetivo é esclarecer e traduzir termos, tecnologias ou temas relevantes da TI e da transformação digital. O conteúdo é publicado quinzenalmente nos canais oficiais da empresa. 

Confira alguns dos temas já abordados: