Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev lança nova identidade visual
Proposta gráfica ganha dinamismo e energia para transmitir os valores e a personalidade da empresa, no cenário atual de transformação, crescimento e aceleração de entregas
A Dataprev lança, nesta segunda-feira (30), uma nova identidade visual. A proposta gráfica ganhou dinamismo e energia para transmitir os valores e a personalidade da empresa, no cenário atual de transformação, crescimento e aceleração de entregas.
A identidade visual nasce a partir dos elementos que formam a marca da Dataprev, com uma ênfase maior em uma paleta de cores vibrantes e luminosas, sempre com base nas cores institucionais da empresa. A paleta ainda foi expandida com a inclusão de padrões de gradientes que agregam volume e profundidade aos materiais gráficos.
Confira o Manual de Identidade Visual 2025
O papel da Dataprev na construção da Infraestrutura Nacional de Dados, a virada da adoção da computação em nuvem e os sistemas de Inteligência Artificial atualizam o posicionamento da empresa. Abrem o horizonte para novos negócios e projetos, e reforçam a trilha da empresa na inovação, na atualização constante de sua infraestrutura e do seu portfólio de soluções, em busca de agilidade crescente para atender às necessidades do país e da sua população.
Todo esse caminho de transformação foi levado em conta na nova identidade visual, especialmente na escolha do grafismo. A proposta seguiu o manual da marca: os ângulos suavizados em curva realizam uma mudança de direção sem interrupção do movimento. Assim, representam graficamente a dinâmica de uma empresa moderna e inovadora, sempre preparada para as constantes mudanças sociais e tecnológicas.
A nova identidade visual é um projeto da Coordenação Geral de Comunicação Social (CGCO), desenvolvido com a liderança do designer gráfico David Sá e a colaboração dos demais integrantes da equipe de design, que contribuíram com ideias e no leiaute das aplicações.
Segundo David Sá, as características básicas da paleta de cores e a tipografia adotadas em 2023 mantêm-se como elemento identificador das diretrizes e prioridades adotadas na gestão a partir daquele ano, com mudanças relevantes no jeito de a empresa operar, com atuação crescente na IND. O maior desafio na construção do projeto, na sua avaliação, foi oferecer um sistema gráfico que combine ao mesmo tempo diferentes características. Ou seja, que fosse:
• expressivo - evidencie os atributos da empresa;
• estético - tenha impacto visual forte e positivo;
• flexível - possa se adaptar a finalidades, aplicações e meios diversos, mantendo a consistência.
“O processo de reformulação da identidade visual corporativa começou em 2023, para traduzir o papel de destaque que a empresa assumia na transformação digital do Estado”, conta David Sá. Ele lembra que, no ano seguinte, em meio a esse processo, a empresa completou 50 anos de existência e uma nova identidade visual também foi criada para celebrar esse marco. Agora, o momento é da consolidação da estratégia das nuvens, da carteira diversificada de clientes, da IA, da transformação digital e de um novo modelo organizacional que está sendo construído na empresa.
É o tempo do apoio à Carteira de Trabalho Digital e aos milhões de acessos ao Crédito Trabalhador, a políticas inovadoras e inclusivas como o programa Pé de Meia, de auxílio aos estudantes do Ensino Médio, entre muitas outras iniciativas, em uma carteira de mais de 20 clientes. Direitos, diversidade, diálogo, desenvolvimento, transformação, talento, tecnologia, povo, potência, política pública, pertencimento, perseverança...a nova identidade visual quer mostrar que tudo isso é a DTP.