Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev participa de reunião do G20 sobre economia digital
Empresa pública de tecnologia acompanhou o encontro do Grupo de Trabalho, que tem, entre os seus objetivos, promover o governo digital e a Infraestrutura Pública Digital
A Dataprev participa entre os dias 18 e 20, da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (Digital Economy Working Group - DEWG) do G20, em Brasília. A empresa acompanha a delegação brasileira com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que está responsável por produtos focados em três temas: governança e identidade digital, compartilhamento de dados e Infraestrutura Pública Digital (DPI).
A coordenadora-geral de Relacionamento para Serviços Estruturais do Governo da Dataprev, Beatriz Garrido, e o gerente da Divisão de Gestão do Laboratório de Inovação, Felipe Leão, ambos da Dataprev, são responsáveis por acompanhar as reuniões, incluindo as preparatórias. Garrido explica que o papel da Dataprev nas reuniões será fornecer apoio técnico às discussões para promover, principalmente, a Infraestrutura Pública Digital – formada por componentes digitais considerados fundamentais para a operação do Estado e da sociedade.
Para ela, "a Dataprev é parceira fundamental na execução da política de transformação digital do Estado brasileiro, demonstrando a capacidade e o esforço da cooperação pública na execução de soluções estruturantes e de excelência. Esses encontros serviram como um momento para avaliarmos e amadurecermos um pouco mais a respeito de cada temática”.
Na última quinta-feira (18), houve discussão das prioridades de conectividade significativa e de Governo Digital, além da apresentação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Pacto Digital Global (Global Digital Compact), iniciativa que assegura o uso responsável das tecnologias digitais.
Nesta sexta-feira, o tema foi integridade da informação e de inteligência artificial, além de evento paralelo sobre conectividade significativa.
O MGI foi representado pela secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, que compartilhou a elaboração, por parte do Governo Brasileiro, de um documento intitulado Princípios Gerais sobre a Governança da Identidade Digital. “Entendemos que essa governança deve reconhecer o valor da identidade digital para facilitar o acesso aos serviços públicos, reduzir as lacunas em relação à identidade e garantir que as oportunidades da era digital beneficiem a todos”, afirmou a secretária adjunta.
Outro tema debatido na reunião foi o compartilhamento de dados. Segundo a secretária adjunta do MGI, o ministério vai preparar um levantamento sobre o acesso a dados com as experiências práticas de todos os países membros e convidados do G20. “Acreditamos que a partilha de soluções bem-sucedidas e de aprendizagens provenientes do processo de implementação é particularmente benéfica para aumentar a maturidade da utilização estratégica de dados em todo o mundo”, complementou.
Ao todo, participaram da reunião 27 países membros e convidados.
Cronograma
Entre os dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, houve a primeira reunião do GT de Economia Digital, em formato on-line.
No dia 1° de maio, como evento paralelo do G20 e parte dos entregáveis do DEWG, ocorrerá a Conferência que visa promover a integridade da informação: combatendo a desinformação, o discurso de ódio e as ameaças às instituições públicas online. Esse evento está sendo coordenado pela Secretaria da Comunicação da Presidência.
Os próximos encontros devem acontecer de 11 a 13 de junho em São Luís, Maranhão, e de 9 a 11 de setembro em Maceió, Alagoas. Encontros extraoficiais ainda serão divulgados em uma data futura.
Esse GT foi criado em 2017 e trata de pautas como inclusão digital, inovação e empreendedorismo, digitalização da indústria (“Indústria 4.0”), infraestrutura de conectividade, hiato digital de gênero, impactos da transição digital sobre o mercado de trabalho, mensuração da economia digital e governo digital.
* Com informações do MGI.
** Crédito da imagem de capa: Photo: Audiovisual G20 Brasil