Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 13/12/2024 - 18:31

Presidente Rodrigo Assumpção participou de workshop sobre Infraestrutura Nacional de Dados e Plano de Qualificação de Dados e Benefícios

Participantes de workshop posam para foto em salaGestores públicos, lideranças da sociedade civil e especialistas em dados abertos da América Latina e do Caribe estão em Brasília para o evento América Aberta que acontece pela primeira vez no Brasil.  Palestras, painéis e workshops discutem transparência, acesso à informação e governo aberto até o dia 6 de dezembro, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa. O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participou de um workshop sobre a Infraestrutura Nacional de Dados (IND) e o Plano de Qualificação de Dados e Benefícios. 

Durante o encontro, Assumpção destacou que a IND possui várias dimensões para levar em conta como privacidade, governança, interoperabilidade, ambiente tecnológico, segurança e catalogação. “Ao longo da história, a Dataprev assumiu a responsabilidade de cuidar do ecossistema de dados do Governo Federal. E, com esse ecossistema, conseguimos construir elementos tecnológicos e oferecer serviços para a sociedade. Além disso, hoje estamos estruturando dimensões de Qualificação de Dados e Benefícios para outros órgãos e entidades, criando uma espécie de filtros padrões", explicou. 

O presidente da empresa também destacou que, entre as dimensões analisadas para as qualificações dos dados, estão endereço e localização, identificação do cidadão, grupo familiar, composição de renda, informação trabalhista, entre outros. “O processo para o Programa de Qualificação de Dados é dividido em recepção, validação, atualização, enriquecimento, disponibilidade, personalização, automatização e padrões de qualidade”.

Participantes de workshop posam para foto em salaO workshop trouxe exemplos de soluções e benefícios que demandam uma atuação constante da equipe técnica da Dataprev, como o EmpregAI, a Prova de Vida Inteligente, o Auxílio Reconstrução, entre outros. 

Sobre o América Aberta 

A programação do América Aberta inclui um conjunto de atividades nacionais e internacionais, como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (Abrelatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos), a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), a Semana Dados BR e o Encontro de Governo Aberto.

A edição é realizada sob a coordenação de uma Comissão Organizadora Local, integrada pela Controladoria-Geral da União, pela Open Knowledge Brasil, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo.

Sobre a IND

A Infraestrutura Nacional de Dados (IND) é um conjunto de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas, ativos de informação e talentos humanos geridos por diversos órgãos.

O Programa de Qualificação de Dados e Benefícios (PQDB), fundamentado na IND, utiliza ferramentas específicas para análise e tratamento dos dados, operando sob uma camada de governança que garanta a integridade e conformidade dos processos. Isso resulta em maior eficiência e precisão nos benefícios pagos pelo governo aos cidadãos.