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Atualizado em: 
ter, 23/04/2024 - 15:16

Objetivo da visita foi conhecer a atuação da empresa na área de assistência social

Diretor Alan Santos durante explanaçãoRepresentantes de Senegal e Cabo Verde visitaram, na quinta-feira (18), a sede da Dataprev em Brasília. O grupo conheceu a estrutura da empresa, acompanhou apresentações sobre as principais frentes de atuação da Dataprev, com ênfase no trabalho voltado para os benefícios assistenciais, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a exemplo do Cadastro Único.

O diretor de Relacionamento e Negócio, Alan dos Santos, explicou que o marco da atuação da Dataprev na área de assistência social foi durante a pandemia da Covid-19, com o processamento do Auxílio Emergencial. “Um programa que alcançou, em seu momento de maior volume, mais de 160 milhões de pessoas por mês”, ressaltou.

Em 15 dias, a Dataprev desenvolveu uma plataforma para o processamento e cruzamento de dados, disponíveis em mais de 20 bases espalhadas no governo, para reconhecer o direito do cidadão ao benefício. A resposta rápida do governo brasileiro foi possível devido ao trabalho, iniciado ainda em 2009, para implementação de tecnologias que permitiram maior integração de diferentes bases de dados.

“A Dataprev e o MDS já estavam integrados, mas foi a partir desse momento que a empresa passou a fazer parte de processos importantes do ministério que envolvem a ferramenta que gerencia as informações dos brasileiros para a execução de políticas públicas, o Cadastro Único, e o auxílio no reconhecimento das famílias habilitadas a receber o Bolsa Família”, explicou o diretor.

Gerente Antonio Vidal durante explanaçãoO gerente de relacionamento da Superintendência de Relacionamento Comercial e Mercados (SURC), Antônio Vidal, apresentou como funciona o sistema do Cadastro Único desenvolvido pela Dataprev para o MDS, que envolve site, aplicativo e processamento e qualificação das informações para a concessão de benefícios.  

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) chamou a atenção dos visitantes. Alimentado por diferentes bases de dados, permite o reconhecimento automático de direitos previdenciários, trabalhistas e assistenciais do cidadão brasileiro. Com mais de 43 bilhões de dados cadastrais e laborais, o ecossistema é gerido pela Dataprev e hospedado em seus data centers.

Em Cabo Verde, o Cadastro Social Único (CSU) é uma ferramenta descentralizada que registra e classifica a situação socioeconômica de pessoas e lares. Ele é gerenciado em nível municipal e supervisionado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS).

Já no Senegal, o Registro Nacional Único (RNU) foi estabelecido em 2015. Anos depois, em 2021, o registro foi institucionalizado como base central para distribuir benefícios sociais a famílias em situação de vulnerabilidade.

Para o diretor do RNU, Ousseynou Diop, a vinda ao Brasil foi inspiradora. “Todas as inovações que vocês implementaram na área social vão nos ajudar a fazer progresso no nosso país”, ressaltou.

Também participaram da visita os representantes do MDS Ellen Saraiva Reis, Greziella Ferreira da Silva e Liomar Leite de Morais Lima. Já pelo Banco Mundial, este presente Julia Pacheco. A instituição custeou a vinda das delegações de Cabo Verde e do Senegal ao Brasil. A programação contou com reuniões, seminário, visitas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Sebastião (DF) e à CAIXA, além de um grupo de trabalho bilateral entre os dois países visitantes.

* Com informações do MDS.