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Atualizado em: 
sex, 15/09/2023 - 19:08

Reconhecimento é um dos instrumentos do Moderniza Brasil. Em 2022, solução foi aprimorada com foco na usabilidade e na acessibilidade

Mão segura celular com tela do INSS. Ao lado, o selo Moderniza Brasil PrataDesenvolvido pela Dataprev para o Instituto Nacional do Seguro Social, o Meu INSS recebeu na última semana o Selo de Modernização do Estado, no eixo Governo e Sociedade Digital, por meio do Fórum Nacional de Modernização do Estado. O reconhecimento — concedido pela Presidência da República às melhores iniciativas de inovação do governo federal — é um dos instrumentos da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME), ou Moderniza BrasilLink externo.

O objetivo é não só distinguir iniciativas de modernização, como também incentivar instituições a participarem da Agenda Nacional para Modernização do Estado, visando o compartilhamento de boas práticas que possam inspirar e promover o alinhamento de outras iniciativas no país. Para receber o Selo de Modernização, as iniciativas são identificadas e classificadas com uma pontuação após avaliação de uma organização independente composta por integrantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A premiação foi realizada no Palácio do Planalto, em 16 de dezembro, com a presença do presidente do INSS, Guilherme Serrano, e do Coordenador-Geral de Sistemas e Automação no INSS, Ailton Nunes. Segundo informações do Ministério do Trabalho e PrevidênciaLink externo, este é o terceiro certificado que reconhece a importância e o pioneirismo do Meu INSS enquanto canal de atendimento digital do Governo Brasileiro. Em 2019, o sistema de atendimento ganhou o prêmio de inovação da Enap e em 2020 recebeu certificado de mérito pela International Social Security Association.

Evoluções da solução têm como foco facilitar uso por parte do cidadão

Lançado em 2017, o Meu INSS conta atualmente com 54 milhões de visitas e 37 milhões de visitantes únicos por mês, contra uma média de três milhões de atendimentos presenciais. Tal volume foi alcançado com a evolução do serviço: se inicialmente era permitido ao usuário apenas consultas, hoje o Meu INSS é um canal em que o segurado pode resolver seus problemas sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência.

Em 2022, a solução foi aprimorada com foco na usabilidade e na acessibilidade por parte do cidadão. Todas as funcionalidades receberam textos descritivos para deixar claro os seus objetivos, com uso de uma linguagem simples que possa ser compreendida pelos diferentes públicos que hoje usam o Meu INSS.

“Melhoramos ainda o mecanismo de localização dentro do sistema, deixando mais claro os passos que o usuário está realizando”, ressalta Haroldo Maximo, gerente executivo do Departamento de Produtos de Atendimento Digital da Previdência e INSS (DEPA) da Dataprev.

A solução foi adaptada ainda para suportar o modo de alto contraste. Desta forma, pessoas com algum tipo de deficiência visual passaram a ter a possibilidade de usar o Meu INSS com maior autonomia e conforto. As equipes da Dataprev trabalharam ainda na evolução do sistema para permitir o controle do tamanho da fonte dos textos apresentados, permitindo que o usuário possa aumentar ou diminuir o tamanho das letras de acordo com sua necessidade, uma funcionalidade que beneficia principalmente o público idoso ou com alguma dificuldade de visão.

“O tamanho dos itens clicáveis também foram revisados. Botões e ícones foram redimensionados para que atendam a um tamanho mínimo, facilitando assim o uso do sistema como um todo, principalmente em dispositivos pequenos”, explica Pedro Gonçalves, líder de equipe da Divisão de Produtos de Atendimento Digital do INSS (DIPI) da Dataprev.

Novos serviços também passaram a ser disponibilizados pela plataforma, como o Extrato e o download dos contratos de Empréstimos Consignados, o download do Certificado da Pessoa com Deficiência, o login por biometria no celular, e a atualização do Simulador de Aposentadoria com as novas regras, entre outros.

“O Meu INSS representa o maior sistema de atendimento do Governo Brasileiro, considerando o seu volume de acesso e a quantidade de serviços públicos digitais ofertados ao cidadão. Um verdadeiro exemplo de cidadania digital que deve ser motivo de orgulho para o Governo Brasileiro”, finaliza Edmar Ferreira, superintendente de Produtos da Previdência e INSS (SUPP) da Dataprev.

*Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência e da Secretaria-Geral da Presidência da República