Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 11/10/2024 - 13:11

Fernando Filgueiras destacou a importância do tratamento dos dados educacionais para apoiar políticas públicas no setor

 Cartazete com os dizeres Clube do Poire Digital sobre fundo azul , com bordas amarelasO novo diretor de Inovação e Informações Estratégicas do Ministério da Educação, o cientista político Fernando Filgueiras, foi o convidado da reunião do Clube do Poire Digital da Dataprev, no dia 26 de agosto. O encontro analisou a aplicação de tecnologias digitais para fortalecer políticas públicas e programas do setor.   

Segundo Filgueiras, que assumiu no MEC em julho, a qualificação dos dados relacionados à educação no Brasil é uma prioridade, para potencializar e apoiar as políticas públicas na área, em todas as instâncias.  Além disso, ele acredita que os impactos de tecnologias como a Inteligência Artificial devam ser avaliados, no campo da educação, tanto do ponto de vista da própria produção do conhecimento quanto no que se refere à gestão das instituições de ensino e pesquisa.
 
O debate, realizado no dia 24 de agosto, reuniu também o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Carlos Affonso Pereira de Souza, e representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): o secretário de Governo Digital (SGD/MGI), Rogério Mascarenhas; o secretário Extraordinário para Transformação do Estado (SETE/MGI), Francisco Gaetani; a assessora Especial da ministra Esther Dweck, do MGI, Miriam Chaves;  e a secretária Executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori.
 

Sobre o Clube do Poire Digital 

O Clube do Poire Digital foi criado pela Dataprev em 2023, para debater temas inovadores e estratégicos com especialistas de alto nível em diferentes áreas da produção de conhecimento sobre tecnologias digitais e políticas públicas.