Iniciativas fazem parte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura carioca e atendem aos requisitos da política de patrocínios da empresa
A Dataprev vai patrocinar em 2023 oito projetos no Rio de Janeiro pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura carioca e os recursos serão repassados por meio do Imposto Sobre Serviços (ISS). Considerados aderentes a política de patrocínios da Dataprev, os projetos foram selecionados pelo Comitê de Patrocínios e levaram em consideração, também, a missão, visão e valores da empresa pública de tecnologia.
Ao todo, mais de 2.800 projetos culturais foram habilitados. No entanto, somente 44 deles atenderam aos requisitos da política de patrocínios da Dataprev. Após análise, os projetos foram selecionados pelo Comitê de Patrocínios e houve aprovação do investimento em oito deles pela Diretoria Executiva.
A Dataprev é um contribuinte incentivador desde 2017. O valor habilitado para a empresa investir nos projetos é o maior desde que iniciou a parceria com a Prefeitura da capital carioca. Pouco mais de R$ 1 milhão serão distribuídos para museus, eventos e projetos educacionais.
Para a seleção de 2023, os principais critérios adotados pelo Comitê e pela Diretoria Executiva foram diluir o valor total para que fosse possível patrocinar mais projetos, incluindo maior interação e participação de especialistas e representantes da empresa em atividades e eventos.
Saiba quais são os selecionados para 2023:
Museu do Amanhã
A Dataprev e o Museu do Amanhã têm em comum o objetivo de promover a transformação e bem-estar das pessoas por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, o Museu busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar o conhecimento e transformar o modo de pensar e agir. Fica localizado na região histórica da Zona Portuária e Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Museu da Vida
Espaço de integração entre ciência, cultura e educação, para informar e educar sobre saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa. Com entrada gratuita, é um dos equipamentos culturais mais visitados do Rio, em especial por estudantes e professores. Fica na sede da Fiocruz em Manguinhos, Zona Norte da cidade carioca.
Cultura Maker
Projeto voltado à realização de oficinas de programação e robótica, entre julho e dezembro de 2023, envolvendo alunos de escolas públicas, com foco preferencialmente em jovens negras, além de PCDs da periferia e comunidades em condições de vulnerabilidade social.
Criar Jogos
Curso gratuito de desenvolvimento de games para jovens a partir de 12 anos, que envolve ações educativas virtuais e presenciais. A previsão é da participação de mais de 2.000 jovens. A iniciativa é uma das primeiras a propor uma formação inicial na área, com foco em alunos da rede pública de ensino e jovens entrando no mercado de trabalho, em nível nacional.
Game Jam Delas
Capacitação, oficinas e maratona de produção e desenvolvimento de jogos, onde as participantes são desafiadas a planejar e criar um jogo digital ou analógico. Projeto especialmente focado no público feminino, com a missão de trazer maior visibilidade, incentivo e network para as participantes que almejam trabalhar na indústria de jogos e novas tecnologias.
POD.Criar
Primeiro programa de formação e aceleração de empreendimentos criativos com foco em diversidade. Serão realizados encontros formativos e mentorias ao longo do processo, todos desenvolvidos e executados por mulheres ou pessoas LGBTQIA+, trazendo o recorte de diversidade para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos. Público-alvo também inclui, além de mulheres negras e pessoas trans, indígenas e PCDs. Feira coletiva de negócios em dois momentos no Rio, destacando empreendedorismo.
XXI Bienal Internacional do Livro
Realizada no Riocentro, a feira contará com programação cultural com espaços de conteúdo promovendo encontros com grandes autores, influenciadores, formadores de opinião, jornalistas e personalidades. No maior festival cultural e literário do país, que tem como sua principal missão incentivar o hábito da leitura. Com isso, a empresa tem a oportunidade de expor o seu trabalho e se conectar ainda mais com a sociedade.
Hacktudo
Festival que navega nas tendências da tecnologia, inovação e sustentabilidade. Com entrada gratuita, proporciona inclusão social, de tecnologia e inovação atraindo milhares de crianças, jovens e adultos.
*Foto: Castelo Mourisco - Acervo Fiocruz - Leonardo Oliveira