Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 17/01/2025 - 14:17

Entre as iniciativas que contam com atuação da Dataprev estão a Nuvem de Governo e a Infraestrutura Nacional de Dados

 

Ilustração de computadores e pessoas caminhando, vistas de cimaO Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ao qual a Dataprev está vinculada, divulgou nesta segunda-feira (23) um balanço de ações e resultados do processo de Transformação do Estado. De forma resumida, as principais entregas ao longo de 2023 e 2024 estão consolidadas na publicação, incluindo medidas para digitalização, inovação e modernização dos serviços públicos.

Como resume a ministra Esther Dweck, o foco do trabalho do MGI é “desenvolver capacidades estatais para entregar melhores políticas e serviços públicos à população”.  Além disso, o ministério, “em parceria com outros órgãos da Administração Pública Federal, implementou políticas e programas inclusivos para enfrentar as desigualdades estruturais, promover a igualdade e combater a discriminação nos serviços públicos”, complementa a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori.

Entre as iniciativas citadas no documento que contam com atuação da Dataprev está a implementação, em 2024, da chamada “Nuvem de Governo” ou nuvem soberana, na qual os serviços em nuvem oferecidos pelas grandes plataformas mundiais de tecnologia são instalados e executados a partir de data centers localizados em território nacional. Baseada em experiências internacionais, esse tipo de nuvem promove a soberania dos dados e da operação do governo brasileiro.

O documento destaca ainda que uma iniciativa fundamental para a implementação da Infraestrutura Nacional de Dados (IND) foi a retirada da Dataprev do Programa Nacional de Desestatização em 2023, sua vinculação à supervisão do MGI e seu fortalecimento como empresa estatal direcionada estrategicamente à execução de políticas públicas prioritárias para o governo.

A IND é formada por um conjunto de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas, ativos de informação e talentos humanos geridos por diversos órgãos. Com tecnologia, há a capacidade de integração, de acesso, de analytics, e a infraestrutura necessária para que esses dados sejam revertidos em melhores serviços prestados ao cidadão.

O documento completo com as ações para Transformação do Estado pode ser consultado na página do MGI. Clique aqui para acessar

*Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.