Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 04/12/2024 - 18:15

Diretor de Gestão de Infraestrutura de TIC da Dataprev, Antonio Hobmeir apresentou estratégia da empresa

Três homens posam para fotoEntre os dias 26 e 29 de novembro está sendo realizado, em Brasília, o 29° Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), promovido em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O objetivo do encontro é promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre a reforma do Estado e a modernização da administração pública. 

Nesta quarta-feira (27), a Dataprev participou de uma mesa-redonda sobre multinuvem de Governo. A palestra foi coordenada pelo diretor de Gestão de Infraestrutura de TIC da Dataprev, Antonio Hobmeir, com a participação do líder de Negócios de Governo Brasil da Amazon Web Services (AWS), Umberto Mancebo, e o líder de Contas Estratégicas para o Setor Público da Oracle, Marco Evangelista.

“Chegou um momento que começamos a discutir como podíamos aumentar a capacidade de portfólio tecnológico e garantir a soberania de nossos dados. Conversamos com os principais parceiros e encontramos um modelo, de trazer a estratégia de nuvem para dentro dos nossos data centers”, explicou Hobmeir. 

"Quando falamos em multinuvem de Governo, precisamos destacar os benefícios, como aumento de velocidade e capacidade de energia, acesso à inovação de forma ágil, ampliação de portfólio de tecnologias, redução de investimentos e manutenção da capacidade de soberania”, completou.

Multinuvem de Governo é tema de mesa-redonda na 29° edição do Congresso do CLAD

O líder de Negócios de Governo Brasil, Umberto Mancebo, explicou como a estratégia de nuvem pode contribuir para a transformação digital do Governo. “A AWS possui pilares para agilizar a transformação digital do Governo, como a modernização de aplicação e soluções digitais que transpassam desde a inovação, segurança, escalabilidade e redução de custo. A AWS atua junto com outros governos para garantir a soberania de dados, que precisa de controles administrativos, jurisdição, acordo entre países e residência de dados”, disse. 

Já o líder de Contas Estratégicas para o Setor Público da Oracle, Marco Evangelista, explicou que a empresa é parceira do Governo brasileiro há mais de 40 anos, garantindo inovação e soberania. “A Dataprev está muito focada na construção de uma Infraestrutura Nacional de Dados (IND) e a diferença do Estado para iniciativa privada está na vontade de prestar bons serviços, mas também entender responsabilidades como Estado. Nossas tecnologias permitem iniciar uma jornada de soluções para o cliente. Nós temos a visão que a soberania vai ser desenhada de acordo com a realidade de cada Governo, na utilização de melhores estratégias na hora da criação de arquiteturas”, complementou. 

Na quinta-feira (28), a Dataprev participará de outra mesa-redonda, sobre IND, DPIs E DPGs, com a presença do presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, do secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, e da representante do Institute for Innovation and Public Purpose da London’s Global University, Beatriz Vasconcellos.

Reunião do Conselho aconteceu na terça-feira

Em 2023, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, foi eleita a presidenta do CLAD e comanda o Conselho Diretor. Na terça-feira, 26, foi realizada, também em Brasília, a 54ª Reunião do Conselho Diretor do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). O encontro contou com representantes de quinze países e a ministra ressaltou as conquistas do CLAD ao longo de 2024.

Multinuvem de Governo é tema de mesa-redonda na 29° edição do Congresso do CLAD“É compromisso do CLAD promover a inovação e a eficiência na administração pública, fortalecendo os Estados para atender às demandas da sociedade de maneira cada vez mais eficaz e sustentável”, afirmou.

Nesta quarta-feira (27), Esther Dweck também participou da abertura da  29ª edição do Congresso Internacional do CLAD.

O que é o CLAD?

O CLAD é o Centro Latino-Americano de Administração pelo Desenvolvimento, criado em 1972 e respaldado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Com a missão de promover o intercâmbio de experiências entre governos, o CLAD visa à modernização da administração pública. A ministra Esther Dweck é a atual presidenta do Clad.

O Centro é uma organização pública internacional, de caráter intergovernamental. Foi criado por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela, com o objetivo de estabelecer uma entidade regional que tivesse como foco a modernização das administrações públicas - fator estratégico no processo de desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe. Em sua constituição, o centro conta com países latino-americanos, europeus e africanos.

Fotos: Pablo Mingoti e Adalberto Marques/MGI