Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 02/07/2024 - 17:31
A Infraestrutura Nacional de Dados (IND) é o ativo mais importante do século 21, afirmou Rodrigo Assumpção, em debate sobre governos digitais
 
 
Semicírculo com todos os palestrantes do Fórum de Competitividade 2024O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e o diretor de Relacionamento e Negócios da empresa, Alan Santos, participaram do Fórum de Competitividade 2024, realizado em Brasília, nesta terça-feira (2), com o tema “Transformação Digital, caminho para o desenvolvimento”. O fórum reuniu também representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e convidados do setor público, privado e sociedade civil. O evento é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo e a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. 
 
A Dataprev marcou presença na sala de debate sobre Governos Digitais. “Hoje, precisamos discutir ainda a inclusão digital, dados, a economia digital e o Governo Digital, e tudo isso faz parte da infraestrutura de dados, o ativo mais importante do século 21 para qualquer governo e sociedade”, destacou Rodrigo Assumpção. “A Infraestrutura Nacional de Dados é necessária. É uma infraestrutura que tem dimensões físicas, operacionais, de máquinas, de data center, de conectividade, de telecomunicações. Atualmente, essas são bases para outra camada, mais importante, que é a de dados, capaz de preparar o país para enfrentar suas necessidades, seja uma pandemia ou emergência climática, seja a redução do custo Brasil, o barateamento dos negócios, a economia de tempo e recurso para toda a sociedade.”  
 
da esq. para a direita: Alan  Santos, diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, e Rodrigo Assumpção, presidente da empresaO diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, Alan Santos, defendeu o avanço na interoperabilidade dos dados. "A Infraestrutura Nacional de Dados oferece a oportunidade de evoluir em uma questão central da transformação digital brasileira, dando a condição para que as informações possam ser criadas e integradas sem a necessidade de distribuir dados para cada ente tratá-las de forma isolada. Isso oportuniza uma evolução estrutural nos serviços públicos e privados oferecidos ao cidadão.”
 
Representando o MGI, participaram o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o diretor de Programa da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, Guilherme Almeida, o diretor do Departamento de Identidade Digital, Hudson Vinícius Mesquita, e o diretor de Infraestrutura de Dados Públicos, Renan Gaya. 
 
O Fórum também teve painéis para discutir a Inteligência Artificial e Impacto Social, Políticas Digitais para o Desenvolvimento Socioeconômico e a Transformação Digital para a Competitividade.