Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 26/07/2024 - 16:33
A titular do MGI, Esther Dweck, destacou a contribuição dos debates para as propostas de governo. Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, coordenou uma das mesas de diálogo
 
Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, coordenou uma das “mesas de diálogo”  Rodas de conversas com pesquisadores, representantes de universidades e do Terceiro Setor marcam a segunda etapa do States of the Future, evento paralelo ao G20 que reuniu no Rio de Janeiro, ao longo desta semana, governos, think-tanks, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais para fomentar um diálogo multidisciplinar sobre a “reimaginação” das capacidades estatais frente aos desafios do futuro.  Seminários e “mesas de diálogo” com mais participação social tomam o protagonismo da agenda, que contou, na quinta-feira (25), com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, do vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa. 
 
Na parte da manhã, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, coordenou a “mesa de diálogo” com o tema “Transformação Digital: Inovações e Desafios”. Participaram da conversa Astha Kapoor, cofundadora do Aapti Institute, da Índia; Fernando Filgueiras, professor associado da Universidade Federal de Goiás; Helen Margetts, professora da Universidade de Oxford e diretora de Políticas Públicas do Instituto Alan Touring para Ciência de Dados e Inteligência Artificial; María Luz Rodríguez, professora da Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM); Nina da Hora, fundadora do Instituto da Hora, pesquisadora da Unicamp e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável, órgão consultivo do governo federal; e Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI, com mediação de Danilo Bertazzi, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital, também do MGI.  Assumpção observou que muitos conceitos envolvidos nas iniciativas para o digital ainda estão em disputa e precisam estar na pauta para que fiquem claros e as propostas tenham consistência.
 
States of the Future, evento paralelo ao G20 reuniu no Rio de Janeiro, ao longo desta semana, governos, think-tanks, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais Para Esther Dweck, o novo capítulo do evento é uma oportunidade de aprofundar as discussões sobre transformação digital, diversidade e inovações públicas inclusivas, e assim enriquecer o acervo de ideias para as ações do governo. “A partir desse seminário vamos fazer uma grande relatoria e levar para nossas reflexões internas do governo, porque a ideia é que seja de fato algo a se colocar em prática”, salientou. “A partir disso, construiremos um país cada vez melhor, voltado a um Estado que seja verde, digital, inclusivo, que respeite a diversidade e alinhado com os objetivos do governo, que é dar uma vida digna à população”, reitera a ministra.
 
A transformação do Estado brasileiro por meio do desenvolvimento inclusivo foi o mote da fala do vice-presidente ao lembrar o protagonismo do Brasil na economia mundial. “O presidente Lula colocou como meta de governo, e está cumprindo fielmente, o desenvolvimento com estabilidade, com sustentabilidade e com inclusão. O Brasil tem o protagonismo na segurança alimentar, como maior produtor e exportador de proteína animal e vegetal; protagonismo na segurança energética, pois temos a energia mais limpa do mundo; e protagonista no combate às mudanças climáticas, ao demonstrar a energia eólica e a solar como factíveis”, enumera Alckmin.
 
Até esta sexta-feira (26), o States of The Future promove encontros com organizações da sociedade civil convidadas em mesas de diálogo simultâneas. O evento é organizado em parceria entre o Ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o BNDES e os Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

*Com informações do MGI