Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 01/09/2023 - 17:35

Evento híbrido sobre governança de dados no contexto brasileiro e internacional será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro. Iniciativa conta com apoio da Dataprev

 

folder de divulgação da Semana de Dados BREstão abertas as inscrições para a Semana Dados BR 2023. Em formato híbrido, a primeira edição do evento reunirá um elenco de especialistas e líderes estratégicos para refletir sobre o cenário da governança de dados no contexto brasileiro e internacional. A programação contará com palestras e mesas de debate presenciais, em Brasília, no dia 26 de setembro, além de atividades on-line (lives) entre 27 e 29 de setembro. A Semana é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Serpro e da Dataprev.

O objetivo da iniciativa é estabelecer um espaço de troca de experiências sobre as perspectivas, tendências e boas práticas do universo dos dados. Entre os destaques temáticos da programação estão: blockchain, colaboração com dados, cultura data-driven, infraestrutura digital, inteligência artificial, privacidade e proteção, qualidade dos dados, web semântica, entre outros.

O evento é voltado a gestores públicos, representantes do setor privado, membros da sociedade civil organizada e da academia, bem como demais interessados que atuam nas temáticas. As inscrições são gratuitas.

Participe: Formulário de Inscrição

A Semana Dados BR pretende se consolidar como evento de referência, de periodicidade anual, para debater o papel da governança, da abertura e do compartilhamento de dados no país. Em 2023, a ideia é promover conexões entre lideranças, pesquisadores, comunidade de inovadores e sociedade para uma governança de dados cada vez mais embasada em pilares democráticos, inclusivos e sustentáveis.

Programação presencial

A parte presencial do evento, em 26 de setembro, concentrará atividades no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) em Brasília. A programação inclui a solenidade de abertura, às 9h, com presença dos ministros Vinicius Carvalho (CGU), Esther Dweck (MGI) e Aroldo Cedraz (TCU). Outras cinco plenárias serão distribuídas nos períodos da manhã e da tarde.

Com foco em debater as experiências e tendências internacionais, a mesa inaugural “Horizontes em Compartilhamento de Dados” abordará as diretrizes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresentadas por Barbara Ubaldi e com participação da secretária de Integridade Pública da CGU, Izabela Moreira. 

Outro destaque será a participação do professor Richard Y. Wang, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), na mesa “Executivo de Dados e Afins: Desafios do Engajamento na Governança de Dados”. A estratégia do Governo da Dinamarca será detalhada pelo conselheiro-chefe da Agência Dinamarquesa de Fornecimento de Dados e Infraestrutura (SFDI), Peter Knudsen.

O evento ainda reserva debates sobre o cenário nacional, a exemplo da mesa "Horizontes em Governança e Abertura de Dados no Brasil", com representantes da CGU, do MGI e do TCU. A plenária de encerramento abordará a relação entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a abertura de dados governamentais, em mesa representada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e Data Privacy Brasil.

Programação on-line

Um total de 16 atividades serão realizadas na modalidade online, entre palestras e mesas de debate, transmitidas pelo canal da CGU no Youtube, com retransmissão pelos canais do MGI e NIC.br. Cada atividade terá duração de cerca de uma hora, com espaço para interação dos participantes e perguntas por meio do chat.

Entre os destaques da programação estão: “Dados Sintéticos: Construindo Conhecimento com Respeito à Privacidade” (Andrew Collinge - Smart Dubai); “Cooperação e Dados para Melhorar Vidas” (Fernanda Campagnucci - Open Knowledge Brasil e Joelson Vellozo Jr - Gringo); “Uso do GPT4 na Administração Pública” (Eduardo Lang - AGU); “Os Caminhos da Governança de Dados” (Carlos Barbieri); “A Relação entre IA, Web e Web Semântica” (Henrique Xavier - NIC.br); “Infraestruturas Públicas Digitais” (David Eaves - University College London); entre outros.

Semana Dados BR 2023

Data: 26 a 29 de setembro.

Formato: Híbrido (presencial e on-line).

Inscrições Gratuitas: Formulário.

Mais Informações: https://www.gov.br/cgu/semanadadosbr

Local - Presencial: Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) – Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 3 Lote 3, Brasília/DF.

Atividades On-line: Palestras e mesas com transmissão pelo canal da CGU no Youtube

 

*** Com informações do MGI.