Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 25/08/2023 - 18:19

Durante o primeiro dia da 50ª edição do Secop, aplicativos da Carteira de Trabalho Digital e do Meu INSS foram detalhados durante painel

 

A atuação da Dataprev nas áreas do Trabalho, Emprego e Previdenciária foi tema de painel na 50ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (Secop). Durante a palestra “Transformação Digital no Atendimento ao Cidadão: Experiências da Dataprev com o MTE e INSS", o assessor da Diretoria de Relacionamento e Negócios da Dataprev, José Francisco da Silva Neto, detalhou o trabalho da empresa de tecnologia nesses setores e, também, a capilaridade das ações e benefícios entregues ao cidadão brasileiro.

Em sua explanação, Francisco Neto destacou os desafios da Transformação Digital e a infraestrutura tecnológica da empresa para atender os clientes e os cidadãos. As plataformas de pagamento, social e de atendimento também foram apresentadas na perspectiva de que a integração dessas informações amplia e operacionaliza de forma rápida a política social. O assessor organizou as temáticas em dois estudos de casos: um para de cada cliente.

Sobre o INSS, foi destacada a evolução da automação e digitalização de serviços. A ação reduziu o número de atendimentos presenciais nas agências. “Antes de 2019, o número era de mais de 4 milhões e hoje é em média de 1,4 milhão por mês”, exemplificou. Somente o aplicativo Meu INSS – desenvolvido pela empresa para o INSS – possui 120 serviços disponíveis.

O assessor ressaltou ainda que, atualmente, cerca de 36% dos processos na plataforma do INSS são realizados de forma automatizada, ou seja, sem intervenção humana. Segundo Francisco Neto, a medida simplifica as atividades e proporciona um serviço com respostas mais rápidas e de qualidade aos cidadãos.

Já ao abordar sobre o MTE, a versão digital da Carteira de Trabalho (CTPS Digital) foi destaque nesse setor. A ferramenta digital já obteve mais de 1 bilhão de acessos, desde 2019. “Hoje a CTPS Digital é um dos aplicativos do governo mais baixados do Brasil”, disse.

Soluções digitais para o exercício da cidadania

A empresa pública de tecnologia também marcará presença no segundo e último dia do evento. Nesta sexta-feira (25) às 11h, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participará do painel “Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar”.

Já às 15h45, o diretor de Relacionamento e Negócios, Alan Santos, fará palestra sobre “Inteligência Artificial e Automação na Prestação de Serviços Públicos”.

A Dataprev fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado brasileiro. Está presente na vida dos cidadãos provendo a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais do governo. Entre outros serviços, processa o pagamento mensal de 38,2 milhões de benefícios previdenciários e é responsável pela aplicação on-line que faz a liberação de seguro-desemprego, além de outros benefícios.

Secop 2023

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep TIC), que congrega todas as empresas estaduais de TIC do País. Em sua 50ª edição e com expectativa de receber mais de 1.200 profissionais, o Secop é organizado pela própria Abep.

***Com imagem da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC.