Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:36

Com o aplicativo Folha Limpa é possível cruzar informações das folhas de pagamento de servidores públicos e encontrar divergências e irregularidades, como acúmulo ilegal de cargos.

No palco do Hackfest, Rodrigo Almeida fala sobre o Folha LimpaO Folha Limpa, aplicativo que permite realizar o cruzamento de informações das folhas de pagamento de servidores públicos, foi uma das três soluções vencedoras da 3ª edição do Hackfest Contra Corrupção. Um dos idealizadores e responsáveis pela aplicação é o gestor de projetos da Unidade de Desenvolvimento da Paraíba (UDPB) Rodrigo Almeida dos Santos (foto acima).

Com a aplicação desenvolvida pela equipe de Rodrigo é possível encontrar divergências e irregularidades, como acúmulo ilegal de cargos, a partir da remuneração dos servidores públicos do estado da Paraíba. “Nossa expectativa é que nos próximos meses haja expansão do uso do aplicativo para outros estados e inclusão de novas funcionalidades, como análise de nepotismo, cruzamento com dados de óbitos, entre outras”, comenta o gestor.

Para Rodrigo, o apoio dos órgãos de controle na orientação sobre o tema foi fundamental para direcionar as equipes em propostas viáveis de combate à corrupção. “A forma como abordamos o tema do acúmulo de cargos foi bastante influenciada pela visão dos auditores do Tribunal de Contas. Acredito que, com a disseminação dos dados abertos, novas iniciativas surjam e a sociedade consiga se preparar melhor para combater a corrupção”.

Além do Folha Limpa, as soluções Vidinha de Balada – software que permite acompanhar os gastos dos políticos – e PaCiente – aplicativo que pretende captar as queixas da população com os serviços de saúde – também foram premiadas com medalha de ouro. Todas as ferramentas tecnológicas desenvolvidas estão disponíveis no site EuFiscalLink externo.

Sobre o evento. O ‘HackFest Contra a Corrupção’ é uma maratona hacker de programação que tem como objetivo reunir e apresentar soluções tecnológicas que estimulem os cidadãos a exercerem o controle social em favor do combate à corrupção e da melhoria na gestão pública. Programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia se reúnem em equipes para desenvolver softwares e apresentar ideias para aplicativos que ficarão à disposição da sociedade.

Equipe Folha Limpa: Yuri Malheiros (Professor UFPB), Bonifacio Segundo (Analista Thoughtworks), Rodrigo Almeida (Dataprev), Gleydson Morais (Aluno da UFPB), Rafael Brayner (Analista da PMJP) e Eudis Anjos (Professor UFPB)