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Atualizado em: 
ter, 28/01/2025 - 17:45

Diferentes tecnologias, inclusive de IA e aprendizado de máquina, trabalham juntas para automatizar o máximo de processos de negócios e de TI

Robô humanoide interage com um smartphone em um ambiente digital azul, em meio a ícones de nuvem, cérebro, gráfico e chave inglesa.Na definição do Gartner Group, a hiperautomação é uma abordagem que as organizações usam para identificar, examinar e automatizar rapidamente o máximo possível de processos de negócios e de TI. Envolve o uso orquestrado de múltiplas tecnologias, ferramentas ou plataformas, incluindo inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, arquitetura de software orientada a eventos, automação de processos robóticos (RPA), gerenciamento de processos de negócios (BPM) e suítes inteligentes de gerenciamento de processos de negócios (iBPMS), plataforma de integração como serviço (iPaaS), ferramentas de low code/no code (que permitem a construção de projetos com pouco desenvolvimento de código e interface mais intuitiva), software empacotado e outros tipos de ferramentas de automação de decisão, processo e tarefa.

O processo de hiperautomação geralmente envolve algumas etapas principais: 
  • Análise: identificar e priorizar processos adequados para automação, focalizando fluxos de trabalho repetitivos e baseados em regras. Ferramentas de mineração de processos e tarefas costumam ser utilizadas para detectar áreas com potencial de melhoria.  
  • Automatização: implementar soluções tecnológicas apropriadas para automatizar os processos que forem identificados. Essa etapa pode incluir a aplicação de RPA para tarefas manuais, gestão de fluxos de trabalho para processos digitais e IA para aprimorar a automação com insights inteligentes. 
  • Monitoramento: utilizar soluções de gestão de processos de negócios (BPM) para acompanhar as automações implementadas, de modo que os processos funcionem de forma eficiente e identificando oportunidades contínuas de melhoria. 
     
Com a hiperautomação, as empresas buscam alcançar maior eficiência, com a redução de tarefas manuais de baixo valor agregado, resultando em ciclos mais rápidos e maior produtividade, além de aumentar a capacidade de inovação, já que as pessoas podem se dedicar a atividades que requerem maior subjetividade e têm conteúdo estratégico. Também pode impulsionar a precisão, já que automatizar processos minimiza erros. 

Hiperautomação x Automação de Processos Robóticos (RPA) 
A Automação de Processos Robóticos (RPA) é essencial para a hiperautomação, mas sozinha possui alcance limitado. O RPA é eficaz para executar tarefas específicas e repetitivas, baseadas em regras e estruturas, como o envio automático de e-mails, cálculos financeiros simples, entrada de dados e mudança de arquivos.  
 
A hiperautomação vai além, conectando múltiplos sistemas e departamentos para criar fluxos de trabalho integrados. Combina o RPA com outras tecnologias, como IA e aprendizado de máquina, para lidar com processos mais dinâmicos.  

Por exemplo, a automação tradicional pode enviar uma notificação em um horário programado, ou preencher formulários automaticamente. Já a hiperautomação analisa os dados inseridos e decide os próximos passos a serem dados para o fluxo de um documento, com base em padrões ou insights. É capaz de integrar a jornada de um cliente, desde a consulta inicial até o suporte pós-venda, utilizando IA para analisar os dados e adaptar o processo, conforme ele se desenvolve.
 
Sobre o Dataprev Explica - O Dataprev Explica começou a ser publicado em março de 2024. O objetivo é esclarecer e traduzir termos, tecnologias ou temas relevantes da TI e da transformação digital. O conteúdo é publicado periodicamente nos canais oficiais da empresa. 
 
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